Estrutura & Características

Perfil do Tipi
Perfil do Tipi

O tipi (tepee, teepee), é a habitação nómada por excelência. A sua forma cónica conduz o fumo do fogo central eficazmente para fora, por uma estreita abertura no topo do cone, uma saída de fumo protegida dos ventos por duas "orelhas". Estas orelhas, permitem uma correcta saida de fumo, mesmo em dias de chuva intensa, pois são regulaveis.

 

No interior, uma faixa de lona de 1,5 a 2 mts., isola do frio, da humidade, e de insectos e pequenos animais assegura uma temperatura agradável, e proporciona privacidade, pois corta o efeito de sombra, criado pelo fogo interior na cobertura exterior.

 

O tipi forma um cone inclinado. O lado mais curto do cone é inclinado na parte traseira para proporcionar protecção contra o vento e permitir um maior pé direito nesta área do tipi. Mais por razões práticas que propriamente espirituais os tipis eram montados virados a Este, pois nas planícies os ventos vêm predominantemente de Oeste. A lareira fica ligeiramente mais próxima da porta que do centro, criando espaço adicional na traseira do tipi.

Comportamento do fumo
Comportamento do fumo

Isto significa que a abertura para saída do fumo assim como as abas de controlo de fumo ficarão directamente sobre a lareira assegurando a correcta saída de fumo do tipi. Comparada com outras tendas portáteis, a forma cónica e as abas de controlo de fumo fazem do tipi Índio único.

 

Estas abas podem ser ajustados para proteger do vento e durante as chuvas uma delas cobre a saída de fumo por forma a manter a tenda quente e seca enquanto permite que o fumo continue a sair pela "chaminé".

 

Durante a estação fria o forro interior proporciona isolamento e assegura uma temperatura confortável. O fundo do forro sela o interior do tipi contra húmidade, chuva e pequenos animais ou insectos. Isto assegura um ambiente confortável.

 

E, ainda hoje, passar uma noite no tipi ao redor de uma fogueira com amigos ou família é uma experiência inesquecível...